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BPO Financeiro. Valor ao Negócio, Segurança para Sócios.

Entenda porque o BPO Financeiro é uma excelente escolha para quem busca evitar a escassez do bem mais valioso do momento na vida das Empresas.

Por Ricardo Offerni
Quinta-feira, 01 de Outubro de 2020, 18:55h

Um tanto diferente do modelo tradicional de terceirização, onde uma Empresa aloca uma ou mais partes de seu trabalho para uma outra Empresa e cria mecanismos tangíveis de verificação contratual, o BPO Financeiro (e Controladoria) vai muito além dessa sintaxe de compromisso.

O BPO (Business Process Outsourcing) que nasceu nas escolas de negócios norte americanas na década de 90 é uma vertente relativamente nova no Brasil e vêm ganhando espaço na cultura das Empresas nacionais. E não é à toa. Não são poucas as vantagens em se adotar esse tipo de serviço, ou como meus amigos do marketing gostam de chama-lo: “Produto customizado de Gerenciamento”. Porém vamos tratar disso logo mais adiante.

A Gestão, ou mais especificamente a necessidade de se fazer gestão remonta a idade média, ou melhor, a antes disso. Já na antiguidade identificavam-se sistemas de gestão para controlar os ciclos das colheitas, a distribuição e os escambos. E você sabe o por que eles criaram esses mecanismos de controle? Caso não eu vos digo: a escassez. Sim o medo da escassez era o paradoxo da época, nesse sentido o que estava “em jogo” era a subsistência fisiológica do Produtor e de sua família.
E qual a relação entre BPO Financeiro e a idade antiga? _vocês devem estar se perguntando. Eu digo também (rs). O fato é que ainda precisamos fazer Gestão por conta da escassez. Mas hoje a escassez não é mais a do alimento em si. A escassez do "Capital do Dono", cada vez mais limitado, concorrido e vulnerável. A Gestão moderna vem no sentido de proteger, estimular e controlar o capital do dono empenhado no empreendimento. O modelo de BPO Financeiro vai exatamente de encontro à essa finalidade uma vez que estimula as áreas “job” do negócio a produzirem seu principal Bem enquanto nós, na Controladoria, fazemos tão somente a gestão do patrimônio resultante do job. Parece simples, e de fato é pois sabemos fazê-lo.

Agora podemos conversar sobre “Produto customizado de Gerenciamento”. A Assessoria que fornece o modelo BPO de atendimento, como é o caso da Sirius, disponibiliza entre outras vantagens:
Mão de obra qualificada podendo atuar tanto na estrutura do Cliente todos os dias ou externamente (ou de forma mista). Costumo dizer aos Clientes que para trabalhar na Sirius nossos profissionais precisam possuir uma tríade de atributos, sendo: comportamento Compliant, ser Multitask e ser altamente Resiliente. Em um próximo artigo explico a essência dessa particularidade da mão de obra que atua em BPO Financeiro.
know how de Gestão Financeira Corporativa e Administrativa visto que a Sirius atende Empreendimentos de diferentes mercados nos mais variados tamanhos, cada qual passando por diferentes momentos de crescimento e níveis de aprendizado sobre o próprio negócio.
Volume de Mercado uma vez que temos em nossa carteira vários Clientes com demandas semelhantes, principalmente quando tratamos de negociação com instituições financeiras levamos os interesses não somente de um Cliente à mesa de negociação, mas de vários.
Cross business que o ocorre por conta da integração destes clientes em uma mesma plataforma de dados e de análise por parte do time da Sirius permite gerar, inclusive, negócios entre as companhias.
Geração de Valor ao negócio pois o Cliente pode concentrar seus esforços em seu core business o qual é de fato sua razão de existir (e de remunerar o Capital do Dono, lembra?).
Redução com encargos trabalhistas uma vez que as atividades poderão ser executas pela Sirius externamente o Cliente não precisará manter um quadro robusto de mão de obra em sua estrutura.

O BPO da Sirius no Processo de Negócio dos Clientes

Dia “um” da Sirius no Projeto de BPO do novo Cliente. Vamos iniciar o Projeto e assumir o Gerenciamento “full” ou compartilhado do processo financeiro do Cliente. O Cliente precisa desligar funcionários, descontinuar outras Assessorias (contábil e jurídica por exemplo) e divulgar aos quatro cantos que ele vai terceirizar a Controladoria ou seu processo financeiro? A resposta é não! Na verdade, prezamos muito pelas parcerias existentes e faremos todo o possível para manter intacta essas relações construídas ao longo do tempo pelo nosso Cliente. O que vamos fazer é aprimorar os processos para que essas relações tragam resultados objetivos ao cofre da Empresa.

O BPO da Sirius é configurado de duas formas que podem variar de acordo com a necessidade do Projeto. Pode contemplar somente o gerenciamento do processo ou pode contemplar o gerenciamento e também a operacionalização do Processo Financeiro.
No primeiro formato, a Sirius disponibiliza um Executivo com perfil Sênior para gerenciar a área financeira do Cliente, o qual terá responsabilidade e autoridade balanceadas de acordo com o impacto das SLAs inicialmente pactuadas com o Cliente. Falaremos sobre as SLAs logo mais.
No segundo formato, além do Gestor Sênior, a Sirius realiza também a operação financeira do Cliente, basicamente compostos pelo CAP (Contas a Pagar), CAR (Contas a Receber), Conciliação e outros micro processos que possam existir até a entrega final que é o Follow Results (no modelo Sirius de Gestão).



Faremos nos primeiros dias, todo um levantamento, o que chamamos de “fotografia inicial” para mapear os principais Riscos associados aos processos do Cliente (aqueles que podem impactar no nosso objetivo de proteger e rentabilizar o Capital do Dono) e também para identificar as SLAs (Service Level Agreement) que nada mais são do que as Entregas necessárias do processo financeiro administrativo para que o ciclo de negócio do empreendimento ocorra de forma íntegra e continua. O Layout, a forma e as datas de envio dos Boletos, a inclusão da Folha de Pagamento no Banco nas datas corretas e o mapeamento da inadimplência, são alguns dos SLAs que podemos citar. Após validarmos todas essas “entregas” iniciaremos o processo de BPO, e aí é mão na massa mesmo para fazer tudo com erro zero. Sim, no BPO da Sirius não é tolerável qualquer falha. Falaremos sobre isso em nosso próximo Post. Até lá estamos à disposição para mais detalhes em nossos canais de comunicação. Boa sorte e até a próxima!

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