Rua Prof. Wilson Monteiro Bonato, 1-38 - Jardim Estoril IV, BauruSeg. - Sex. 08:00-17:00+55 (14) 3227-8295
consultoria@siriuscorp.com.br
phone+55 (14) 3227-8295
mailconsultoria@siriuscorp.com.br

Gerenciamento de Crise. Covid-19.

Passamos a vida "trocando o pneu do carro andando" em nossas Empresas e Projetos. Agora que ela esta parada (ou quase), precisamos trocar o pneu, o motor e tudo mais que for necessário para sua adequação ao novo cenário que se aproxima.

Por Ricardo Offerni
Domingo, 05 de Abril de 2020, 16:23h

Quando os Especialistas falam sobre Gerenciamento de Crises costumo pegar o balde de pipoca e me sentar confortavelmente e me preparar para a viagem cósmica que virá, entendo que eles só querem ajudar, ou na pior condição, demonstrar conhecimento e vender isso.

Gerenciamento de Crises é um tema tão vasto e complexo que precisa ser levado para dentro da Organização com o máximo de atenção possível. Vários fatores como Porte, Ciclo de Caixa, Concorrência, Fornecedores e Relação com o Governo devem ser obrigatoriamente considerados.

Em tempos de Crise como a que estamos, orientar o Empresário a “economizar” e cortar gastos soa no mínimo como uma brincadeira sem graça. “Um faz de conta”. Eu prefiro dizer que tudo depende. Depende da análise individual e conjunta desses fatores que citei. As vezes a Crise pode ser a oportunidade de reabilitação, como também pode representar o momento de fechar as portas. Tenho um amigo que usa com frequência o termo “melhor um término horrível do que um horror sem fim”. Essa é uma expressão, embora simplista, exemplifica bem o propósito de nossa abordagem. Uma Empresa não pode somente existir, por natureza ela precisa ter um propósito e esse propósito deve estar intimamente ligado à capacidade dela perdurar e crescer. A subsistência leva quase sempre a aniquilação do patrimônio, ao endividamento dos Sócios e à problemas de natureza jurídica.

Com a paralização da economia por conta da necessidade de frear a pandemia do Covid-19, essa discussão veio muito à tona. O problema é que desconheço qualquer projeto que tenha levado em sua análise de risco há 3 meses atrás o risco dessa pandemia chegar ao Brasil como ocorreu. Muito menos dela afetar a todos como afetou.

A sugestão da Sirius nesse momento ao Empresário é a de evitar a procrastinação. Embora estejamos impedidos de abrir nossos negócios, nada impede de acertarmos nossos Processos, corrigir brechas no Sistema (ERP), contar e identificar nossos estoques, capacitarmo-nos à distância, organizar a estrutura contábil, auditar as conciliações e principalmente e de forma irremediável planejar estratégias de ação por meio de três cenários possíveis: o pessimista, o provável e o otimista. Configurar um orçamento com receitas, custos fixos e custos variáveis para cada um desses cenários, e claro, a decisão e ações caso não se concretizem. Com muita dor no coração, mas com sabedoria e motivação para recomeçar logo adiante sem problemas e heranças desse momento tão singular para todos.

Caso você precise de apoio e orientação, a Sirius dispõe de uma equipe preparada para isso, sem “viagens” e sem falar aquilo que você gostaria de ouvir. Vamos agora estudar juntos o seu Negócio, nos prepararmos juntos, talvez chorarmos juntos e no final, no final de tudo isso, brindarmos ao recomeço de um jeito ou de outro. Mantenha-se firme e até breve!

Tags

Covid-19
Gerenciamento de Crise
Economia
Redução de Custos.

Veja outras publicações
Negociação 4SN

O ano de 2020 foi desafiador não é mesmo? 2021 será o ano de reajustes, negociações e principalmente de muitas decisões. Para isso, será necessário muita serenidade e exatidão.

NCG - Necessidade de Capital de Giro.

Entender a dinâmica do Fluxo de Caixa é essencial para a saúde financeira de uma empresa. Tratando-se disso, a NCG (Necessidade de Capital de Giro) é o indicador mais precioso nesse sentido pois oferece ao Gestor uma visão de futuro do Caixa.

BPO Financeiro. Valor ao Negócio, Segurança para Sócios.

Entenda porque o BPO Financeiro é uma excelente escolha para quem busca evitar a escassez do bem mais valioso do momento na vida das Empresas.

Fluxo de Caixa - D90

A Controladoria é apaixonante, possuí uma gama de ferramentas que se aplicadas efetivamente e integradas ao planejamento estratégico oferecem segurança e longevidade. O Fluxo de Caixa é uma dessas ferramentas que abordaremos a seguir.