Rua Prof. Wilson Monteiro Bonato, 1-38 - Jardim Estoril IV, BauruSeg. - Sex. 08:00-17:00+55 (14) 3227-8295
consultoria@siriuscorp.com.br
phone+55 (14) 3227-8295
mailconsultoria@siriuscorp.com.br

Fluxo de Caixa - D90

A Controladoria é apaixonante, possuí uma gama de ferramentas que se aplicadas efetivamente e integradas ao planejamento estratégico oferecem segurança e longevidade. O Fluxo de Caixa é uma dessas ferramentas que abordaremos a seguir.

Por Ricardo Offerni
Domingo, 17 de Novembro de 2019, 16:33h

O Fluxo de Caixa como um instrumento de controle é utilizado desde os primórdios da civilização, a literatura conta que foi com o surgimento dos primeiros mercados comerciais no Egito antigo. Porém antes disso, já datavam razões matemáticas demonstrando graficamente a quantidade de animais “em estoque” e animais abatidos nas paredes de cavernas encontradas por pesquisadores. Então seria lógico afirmar que o conceito de Fluxo de Caixa é conhecido e aplicado efetivamente no século 21? Afinal os Empreendedores estão cercados por mecanismos ultra inteligentes como ERPs modernos, Controles robustos e profissionais especializados. Não é bem isso o que acontece na prática. Empresas até então muito prósperas estão à beira do encerramento de suas atividades e um dos motivos é o descontrole do fluxo de caixa.

A Empresa não precisa somente de um bom produto e um bom atendimento, não somente da logística e do comercial funcionando de forma sincronizada. Ela precisa de Controle. O Controle é a “alma do negócio”. Acompanho todos os dias Empresas de diferentes portes e segmentos com excelentes produtos e estruturas, porém passando por dificuldades gigantescas porque em algum momento foi pega de surpresa e tomou uma decisão sem avaliar o impacto financeiro, sobretudo no Fluxo de Caixa.
Costumo dizer aos meus Clientes que o Fluxo de caixa deve ser impresso e fixado na porta da geladeira, para ele sempre ter uma lembrança visual do seu atual futuro, e todo dia substituir com uma versão atualizada.

A essência do Fluxo de Caixa projetado é identificar o comportamento do caixa ao longo do período. Um erro muito comum do Empreendedor é definir suas estratégias com base meramente no faturamento dos últimos meses. Aliás o faturamento pode “camuflar” uma crise eminente no caixa pois não necessariamente o valor proveniente da venda entrará no caixa no mesmo tempo e volume que as despesas de produção inerentes àquela receita sairá. A análise do Fluxo de Caixa permite saber previamente os desencaixes financeiros e assim definir estratégias de contenção ou reversão dos desdobramentos ou até mesmo não tomar decisão alguma se esse for o diagnostico necessário.

Uma das ferramentas de Controle da Sirius é o Fluxo de Caixa D90, ou seja, um fluxo de caixa com o saldo atualizado na data presente com uma projeção futura de 90 dias. Na prática criamos um cenário financeiro dia a dia contemplando as entradas (recebimentos) e saídas (pagamentos) para os próximos 3 meses, que é o tempo necessário para uma ação de contenção caso seja necessária. Adotamos uma visão mais pessimista, para ter em nosso radar todas as possíveis complicações no período.
Associado a uma gama de ferramentas de administração financeira, o controle D90 é uma forma de evitar os transtornos futuros e é também uma forma de definir metas e indicadores estratégicos.

Quer saber mais sobre o D90 e outras ferramentas da Sirius? Agende uma consulta sem compromisso com nossos profissionais.

Tags

Fluxo D90
Cash Flow
Orçamento
Estratégia
Faturamento
Previsão Fluxo Funding

Veja outras publicações
Negociação 4SN

O ano de 2020 foi desafiador não é mesmo? 2021 será o ano de reajustes, negociações e principalmente de muitas decisões. Para isso, será necessário muita serenidade e exatidão.

NCG - Necessidade de Capital de Giro.

Entender a dinâmica do Fluxo de Caixa é essencial para a saúde financeira de uma empresa. Tratando-se disso, a NCG (Necessidade de Capital de Giro) é o indicador mais precioso nesse sentido pois oferece ao Gestor uma visão de futuro do Caixa.

BPO Financeiro. Valor ao Negócio, Segurança para Sócios.

Entenda porque o BPO Financeiro é uma excelente escolha para quem busca evitar a escassez do bem mais valioso do momento na vida das Empresas.

Gerenciamento de Crise. Covid-19.

Passamos a vida "trocando o pneu do carro andando" em nossas Empresas e Projetos. Agora que ela esta parada (ou quase), precisamos trocar o pneu, o motor e tudo mais que for necessário para sua adequação ao novo cenário que se aproxima.